Estamos na futuralia
Início > SISEP > INSTITUCIONAL > QUEM SOMOS

Quem somos

História

O SISEP - Sindicato dos Profissionais de Seguros de Portugal realizou a sua assembleia constitutiva no dia 19 de Março de 1989, na qual participaram um vasto número de trabalhadores, quer da atividade seguradora quer da mediação de seguros, abrangendo um número significativo de empresas, quer seguradoras, quer de mediação.

Esta iniciativa foi fruto do descontentamento que existia no seio dos profissionais de seguros que não se reviam nos métodos como eram conduzidos os sindicatos então existentes e que se consubstanciavam desde o atropelo às regras básicas da democracia em que devem funcionar os Sindicatos até à falta de transparência na sua gestão.

Foi contra esta forma intolerante de exercício do sindicalismo e pugnando por princípios de Liberdade e Democracia nesse exercício que deram o mote a uma Assembleia Constitutiva que decorreu de forma entusiástica e vibrante e que aprovou por unanimidade o novo Sindicato abrangendo todo o território de Portugal.

E, apesar da campanha de desinformação junto dos trabalhadores de seguros e de pressão perante os promotores do SISEP, rapidamente a adesão ao novo Sindicato atingiu os 1.500 trabalhadores.

No dia 30 de Abril de 1989 foram publicados os Estatutos do SISEP no Boletim de Trabalho e Emprego, tornava forma legal o esforço, empenho e perseverança de quem ousou elevar bem alto os princípios do Sindicalismo Livre e Democrático.
Iniciámos a nossa história num tempo que nos era adverso, face ao poder instituído, lutando pelas nossas convicções, assim continuaremos a fazer o nosso percurso com o mesmo entusiasmo e a certeza que valeu, vale e continuará a valer em todas as horas em todos os dias pugnar pela afirmação da força do movimento sindical.

Objetivos

Promover a defesa dos direitos e dos interesses dos seus associados, nomeadamente:

  1. Intervir em todos os problemas que afetem os trabalhadores;
  2. Lutar pelas justas reivindicações dos seus associados tendentes a aumentar o seu bem social, económico e intelectual;
  3. Promover a formação sindical e profissional;
  4. Lutar pela feitura de leis que defendam verdadeiramente os trabalhadores;

Proporcionar aos seus associados condições para o devido aproveitamento dos seus tempos livres, quer através de realizações autónomas, quer em colaboração com outras instituições onde o SISEP esteja inscrito e ou ligado por protocolos e ou acordos de âmbito geral nos campos cultural, recreativo e desportivo.



SUBSCREVER NEWSLETTER

fecha_popup

Pedido de Informação


Nome *
Email *
Acão
Assunto
Mensagem *
fecha_popup